terça-feira, 21 de maio de 2013

A LENDA

Visite nossa loja:

A LENDA DO GALO DE BARCELOS


Narra a intervenção MILAGROSA de um galo morto na prova da inocência de um homem erroneamente acusado.



Barcelos é uma cidade de Portugal e segundo a lenda, os habitantes de lá andavam alarmados com um crime, do qual ainda não se tinha descoberto o criminoso que o cometera. 

Certo dia, apareceu um homem que estava apenas de passagem em peregrinação a Santiago de Compostela e tornou-se suspeito. 

As autoridades resolveram prendê-lo, apesar dos seus juramentos de inocência, que estava ali por fé, em cumprimento de uma promessa.

Condenado à forca, pediu que o levassem à presença do juiz o condenou. Levaram-no à residência do magistrado, que jantava com alguns amigos. O homem voltou a afirmar a sua inocência. Pela fé, apontou para um galo assado que estava sobre a mesa e exclamou: 

- "É tão certo eu estar inocente, como certo é esse galo cantar quando me enforcarem."

O juiz empurrou o prato para o lado e ignorou o apelo, mas quando o peregrino estava para ser enforcado, o galo assado ergueu-se na mesa e cantou. Compreendendo o seu erro, o juiz correu para a forca e descobriu que o homem se salvara graças a um nó mal feito. 

Foi imediatamente solto e mandado em paz.






Segundo a tradição popular o homem voltou uns anos mais tarde a Barcelos, onde esculpiu o Cruzeiro do Senhor do Galo (ao lado), monumento datado do inicio do século XVIII.

Estão representados Santiago amparando um enforcado com uma das mãos, com o galo acima. Desde então o Galo passou a ser um símbolo da justiça, da honestidade e da fé para as pessoas da terra. O galo foi desde sempre sinónimo de virilidade, coragem, fertilidade e de espírito guerreiro. Anunciador do nascer do dia, representa a vitória da luz sobre as trevas; 

O Galo de Barcelos é um símbolo de Portugal que representa o país mundo afora. É reproduzido em diversos materiais, cada artista representando da sua forma,

Na SAT, ele é feito em latão 100% reciclado, confira na loja: http://migre.me/eEhIS


Nesse slide, interessantíssimo, o galo em Portugal com a história narrada nele:

http://www.flickr.com//photos/samuel_santos/sets/72157623974404316/show/with/3962061669/

SATSG.COM - Decore

Nenhum comentário:

Postar um comentário